Blog sobre São Gonçalo. Rio de Janeiro.

Ilustração: Tafulhar.blogspot.com         O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu site, mensalmente, os dados estatístico...

Perfil do eleitor gonçalense

Ilustração: Tafulhar.blogspot.com

        O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu site, mensalmente, os dados estatísticos dos eleitores cuja origem provém do Cadastro Nacional de Eleitores.

             No intuito de contextualizar as informações disponibilizadas pelo TSE, faremos uma comparação desses dados com os resultados do IBGE, censo demográfico 2010.

            Como podemos observar no gráfico abaixo, comparando os dois banco de dados (IBGE e TSE), a proporção de homens e mulheres se assemelham Ou seja:

  • No censo do IBGE: 46,67% de homens (362.265) e 53,33% de mulheres (414.023) – Residentes no município de São Gonçalo. 
(* Nem todos os moradores do município necessariamente votam no município).
  • No Registro Administrativo do TSE: 46,60% de homens (305.980) e 53,40% de mulheres (350.690) – Eleitores no município de São Gonçalo. 
(* Nem sempre o eleitor reside no município que vota).

        Quando procuramos observar o dado por sexo e por grupos etários também descobrimos que a proporção segue uma tendência parecida.

            O grupo etário com maior proporção de eleitores e habitantes está na faixa etária dos 45 aos 59 anos de idade. De 1 a cada 4 pessoas (25%) estão nesta faixa etária por sexo!

           Também pudera, pois é o intervalo de tempo mais longo (14 anos)





É importante salientar que a formulação desses grupos de idade foi elaborada pelo TSE e no intuito de comparar com os dados da população (censo demográfico) foi elaborado o mesmo formato.







            Se fôssemos utilizar o parâmetro adequado, ou seja, um intervalo igual para todos os “grupos de idade”, observaria que o grupo etário mais representativo estaria entre os 25 aos 34 anos de idade tanto para homens quanto para mulheres como mostra a pirâmide etária do município de São Gonçalo no ano de 2010.


A expectativa por novos eleitores é surpreendente!

Veja vocês como a pirâmide etária evoluiu nos últimos 10 anos.

O quantitativo de crianças vem caindo enquanto a população economicamente ativa vem crescendo e criando um corpo consistente.














            Bom, vejamos o nível de instrução dessa população observada. Antes de observar os dados, segundo o TSE as informações referentes ao grau de escolaridade do eleitor são verificadas quando o cadastramento eleitoral é efetuado.  O que significa essa informação? 

          Imagine que você aos 16 anos de idade queira obter o título de eleitor e que esteja cursando o ensino médio. Pronto! O dado estatístico do TSE ficará congelado! Você estará para sempre no ensino médio, para o TSE! Essa informação só será mudada quando você se dispuser a atualizar seu cadastro. 

           Outro agravante desta variável é que não possui uma formatação adequada no que se refere a variável “LÊ e escreve”. Não se sabe se o eleitor possui algum nível de instrução...



Dados do TSE

Com base nas informações referentes aos eleitores cadastrados no TSE para o município de São Gonçalo (RJ),  a maior proporção de eleitores estão inseridos nas pessoas que não têm instrução ou que tem o fundamental incompleto e também daquelas que possuem o fundamental completo e médio incompleto.


Dados do IBGE

Contudo, levo a crer numa perspectiva mais abrangente dessas informações, que os eleitores de São Gonçalo (RJ) estejam inseridos no grupo de pessoas que possuem o ensino médio completo e superior incompleto e a outra parte sem qualquer instrução e fundamental incompleto.


Significar dizer que a população gonçalense possui dois polos centrais: de um lado uma população razoavelmente escolarizada e do outro, uma população com pouca instrução.

Surgiu o questionamento acerca do rendimento da população gonçalense. Com base nos dados do censo demográfico 2010 (amostra). Podemos observar que:

O sexo feminino:
  • A maioria das mulheres, com 16 anos ou mais de idade, não possui rendimentos (35,53%).
  • Quando possuem algum rendimento, este se concentra entre 1 a 2 salários mínimos (33,81%).

O sexo masculino:
  •  Quanto ao sexo masculino, com 16 anos ou mais de idade, a maioria ganha entre 1 a 2 salários mínimos (31,29%).
  • 1 a cada 4 homens ganha de 2 a 5 salários mínimos.

* Salário mínimo em 2010 (R$ 510,00)

            Atualmente, as redes sociais mobilizam e transformam muitas opiniões. Neste sentido, buscamos informações referentes ao tema. Questionados sobre a existência de computadores em suas residências a maioria respondeu que não possui computador (56,74%).

          Vimos que a maioria das residências em São Gonçalo não possui computador, contudo, quando se há o computador nas residências a grande maioria 76,3% possuem acesso à internet. Isso significa dizer que a cada 3 residências que há em São Gonçalo 1 possui acesso à internet.



Considerações Finais

       Se fôssemos apontar o perfil do eleitor gonçalense, com base nas informações apropriadas diríamos que está no grupo etário dos 25 aos 34 anos de idade, ensino médio ou cursando o ensino superior e proporcionalmente feminino e com expressivo acesso a grande rede de informações (internet).



Referências:

Dados do TSE: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado
MicroDados do IBGE, censo demográfico 2010 (amostra): ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_Gerais_da_Amostra/Microdados/


Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.


3 comentários:

  1. Caro Wilson, parabéns pela matéria!

    Passastes informações de grande relevância.

    Só senti falta da informação sobre a renda dos eleitores, mas isso não compromete o resultado do seu trabalho: o que foi informado já dá para a gente ter uma ideia do perfil do eleitor gonçalense. Valeu!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela atenção, caro Wilson!

    As informações adicionadas enriqueceram mais ainda a matéria e nos deixou bem informados sobre o perfil do eleitor gonçalense.

    Parabéns pelo trabalho!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Compartilhe no WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Creative Commons

Licença Creative Commons
O Site Tafulhar de Wilson Santos de Vasconcelos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em https://www.tafulhar.com.br.